Dez passos para uma alimentação saudável 18/11/2017




Como está a sua alimentação? E a dos seus filhos?

 

Em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Universidade de São Paulo (USP), o Ministério da Saúde elaborou o Guia Alimentar para a População Brasileira. A publicação apresenta dez passos simples para uma alimentação saudável, além de oferecer sugestões de refeições que respeitam as diferenças regionais e que indicam comidas e bebidas de fácil acesso para os brasileiros.

 Confira abaixo as dez recomendações:
  1.     Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados.
  2.     Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades.
  3.     Limite o consumo de alimentos processados.
  4.     Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece.
  5.     Coma regularmente e com atenção. Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas.
  6.     Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura. Quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos.
  7.     Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas.
  8.     Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos.
  9.     Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora.
  10.     Seja crítico. Existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

O Guia Alimentar para a População Brasileira está disponível online. Para acessá-lo, clique aqui.

Publicidade



Publicidade