Dieta Dash ajuda a emagrecer e reduz a pressão 18/11/2017




Você conhece a Dieta Dash? Ela tem como objetivo ajudar a reduzir a pressão arterial, mas também vem sendo usada para equilibrar o peso ou emagrecer, além de ajudar a controlar a diabetes

 

A sigla Dash vem no termo em inglês Dietary Approaches to Stop Hypertension, que significa Métodos para Combater a Hipertensão, e ela foca principalmente no estímulo ao consumo de vegetais e grãos integrais.

Para que a dieta também seja utilizada para perder peso, a rotina alimentar pode ser mantida, mas deve-se fazer um consumo menor que o habitual, para reduzir as calorias da dieta.  Ela não foca apenas na redução do sal para controlar a hipertensão, mas foca principalmente em melhorar a qualidade dos alimentos consumidos diariamente, o que também ajuda a controlar outros problemas, como obesidade, colesterol alto e diabetes.

Alimentos Permitidos

Os alimentos que devem ser consumidos em maiores quantidades são aqueles ricos em proteínas, fibras, potássio, magnésio, cálcio e gorduras insaturadas, como:

  • Frutas;
  • Legumes e verduras;
  • Grãos integrais, como aveia, farinha de trigo integral, arroz integral e quinoa;
  • Leite e derivados desnatados;
  • Gorduras boas: castanhas, amendoim, nozes, avelãs, azeite;
  • Carnes magras: preferir peixes, frango e cortes magros de carnes vermelhas.

 

Alimentos Proibidos

Os alimentos que devem ser evitados da dieta Dash são:

  • Doces e alimentos ricos em açúcar, incluindo produtos industrializados como biscoitos recheados, refrigerantes, achocolatados e massas prontas para bolos;
  • Alimentos ricos em farinha branca, como biscoitos, macarrão e pão branco;
  • Alimentos ricos em gordura saturada, como carnes vermelhas ricas em gordura, salsicha, linguiça, bacon;
  • Bebidas alcoólicas.

Além disso, reduzir o consumo de sal e de alimentos ricos em sódio, como cubos de caldo de carne, salsicha, linguiça, sopas em pó e comida pronta congelada, aumenta a eficácia da dieta Dash em reduzir a pressão arterial.

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