Hidrate-se antes das atividades físicas 21/12/2017




Prevenir a desidratação é uma medida importante para assegurar o bem-estar físico e mental, não somente em atletas como em todas as pessoas. Embora a maioria da população conheça a importância da ingestão de líquidos, especialmente de água, muitos acabam não tendo o hábito de hidratar-se adequadamente todos os dias.

O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, realça que muitas pessoas esperam sentir sede para beber água, o que provoca desidratação, principalmente ao final de uma atividade física.  “A falta de ingestão de água antes de sair para o treinamento pode causar dores durante a prática de determinado exercício ou esporte. A sensação de fraqueza pode começar após alguns minutos de treinamento e isso, muitas vezes, é um sinal de que o corpo está necessitando de líquidos. Esta situação não será revertida sem ingerir água em pequenos goles ao longo da atividade”, alerta.  

Segundo o médico, a ingestão de líquidos ajuda a diminuir as câimbras musculares, além de provocar uma descarga de forma espontânea (contração muscular) que pode conduzir a uma câimbra. Outro problema que pode ocorrer por falta de hidratação é o aumento da frequência cardíaca. Isso acontece porque o corpo se esforça mais para manter um trabalho cardíaco constante, ou seja, quando baixa a pressão sanguínea por falta de fluidos, aumenta a frequência cardíaca.

Reichmann orienta que, ao sentir algum desses sintomas, é fundamental deixar o treino para o dia seguinte. O ideal é hidratar-se e recuperar-se antes do próximo treinamento. Ele lembra que manter o corpo hidratado durante todo o dia é fundamental para todas as pessoas, sejam elas atletas ou não. Importante destacar, ainda, que pelo menos duas horas antes de praticar atividades físicas é necessário ingerir entre 400 e 600 ml de água ou bebida esportiva. Lembre-se que para ter saúde, corpo em forma e qualidade de vida, não basta intensificar a prática de exercícios. Alimentação equilibrada e ingestão correta de líquidos é fundamental”, finaliza.

Publicidade



Publicidade