Aventura em alto mar! 23/01/2018




Salve galera! A partir de hoje ocuparei este espaço para compartilhar dicas de roteiros, aventuras e apresentar alguns locais turísticos imperdíveis em nossa região e em todo o Estado. Aqui falaremos sobre turismo de aventura, locais para passeios e muito mais. Para começar que tal uma dica de passeio na capital catarinense? Vem comigo!

 

Já pensou avistar lugares paradisíacos a bordo de um barco pirata? Em Florianópolis (SC) é possível. Além de paisagens de tirar o fôlego, a companhia de piratas talentosos garantem muita diversão em um passeio inesquecível.

 

 

O roteiro começa no trapiche de Canasvieiras. De lá saímos e passamos pelas pelas praias de Canajurê, Jurerê, Praia do Forte e Daniela. Confesso que minha maior preocupação era enjoar no barco. Mal entrei e já procurei uma área central para me sentar. Mas, quase não fiquei parada. As belezas naturais fazem qualquer um levantar. Os piratas também. Música, dança e alegria não faltaram no passeio.

Comigo haviam mais de 100 pessoas e mesmo assim, os piratas conseguiram arrancar sorrisos de cada um. Eram dois barcos no total. No que eu estava o entretenimento ficou por conta do Capitão Jack Sparrow e do Barba Negra. Um show a parte. Eles cantavam, dançavam, “lutavam” e interagiram com o público o tempo todo. O passeio de quase cinco horas tornou-se curto para tamanho espetáculo.

Após passar pelas praias, o roteiro contemplou ainda a vista panorâmica do Forte de São José da Ponta Grossa e a passagem pela Baía dos golfinhos. Infelizmente naquele dia os golfinhos não quiseram aparecer, mas quase sempre marcam presença e arrancam olhares curiosos dos turistas.

Não podia faltar também uma parada para banho em alto mar. Quem realmente sabia nadar mergulhou com tudo na Ilha do Francês. Eu e o meu marido, como ainda não aprendemos a nadar, ficamos apenas observando e morrendo de vontade de pular na água. Quem sabe um dia.

Em seguida foi a hora de desembarcar na Ilha de Anhatomirim. Outro show a parte. O lugar é repleto de história e tem uma vista sensacional. Um lugar lindo, mas que já foi cenário de muita dor e morte.

Eram quase 15 horas quando desembarcamos para almoçar. Minha fome era tanta que já havia ido e vindo várias vezes. Porém, a espera valeu a pena. O almoço que também faz parte do passeio era praticamente um banquete. Comida típica a vontade com aquele gostinho caseiro. O local, na beira da praia. Nem precisa dizer mais nada. Após a comilança, retornamos felizes da vida para Canasvieiras.

Para quem gosta de praia, paisagens e de diversão o passeio é super bacana. É indicado para todas as idades, inclusive para os mais pequenos. Minha recomendação é não esquecer de jeito nenhum o protetor solar. Eu, infelizmente esqueci e quando lembrei de passar já tinha levado uma sapecada. Foi a única parte ruim da história.

História em todos os cantos da Ilha

Localizada na Baía Norte, no município de Governador Celso Ramos, a posição estratégica da Ilha de Anhatomirim foi responsável pela construção da Fortaleza de Santa Cruz que, no século XVIII, configurava o terceiro vértice de um sistema triangular de defesa, formado pelas Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones.

O sistema protegia a Barra Norte da Ilha de Santa Catarina das investidas estrangeiras. Em 1894, o local serviu ainda de prisão e base de fuzilamentos de revoltosos contra o governo de Floriano Peixoto). Já em 1907, passou a pertencer ao Ministério da Marinha e voltou a ser utilizada como prisão no desfecho da Revolução Constitucionalista, em 1932. Funcionou como Fortaleza até o fim da Segunda Guerra Mundial. Ao sul da ilha há uma pequena praia e um trapiche para atracação de barcos e desembarque de passageiros.

 

Agradecimentos

Essa aventura i.n.c.r.í.v.e.l só foi possível com o apoio da equipe super competente da Transpantanal, empresa de Schroeder. Se você quer aventurar-se ligue para eles: (47) 3374-1154. Endereço: Rua Marechal Castelo Branco, Centro de Schroeder. facebook.com/transpantanalsc/

 

Por Francine Sevignani

Publicidade



Publicidade